25.10.2016
Dodecaedro
- desenha-se a base, um pentágono com o comando POLYGON
- desenha-se 2 outras faces iguais, para encontrar a posição suposta
- encontra-se o ponto de interseção do ponto escolhido com a aresta (charneira de rotação) e desenha-se um circulo com o raio igual à linha perpendicular
- faz-se o mesmo (mudando o plano, com o comando UCS) para a outra face
3. tendo a interseção dos dois círculos roda-se a face. Com o comando ALIGN selecionam-se os pontos pretendidos da charneira no mesmo sítio e o ponto a mudar passa para a interseção dos círculos.
4. de seguida criam-se as restantes faces à volta da base
- apenas ficando com a base e a face rodada (apagando o restante) desenha-se um circulo em torno da base (para obter o centro)
- comando ARRAYCLASSIC seleciona-se o centro de rotação (centro da base) o número de faces (5) e seleciona-se a face
5. tendo metade do solido, copia-se tudo ficando com duas peças iguais - depois encaixa-se
- com o comando ALIGN seleciona-se o objeto a mover
- selecionam-se os 3 pontos do objeto e os respetivos pontos onde irão ficar
6. com isto o solido fica pronto, com o comando SHADEMODE personaliza-se o aspeto
Icosaedro
- tal como o Dodecaedro, este sólido também se desenha tendo como base um pentágono, apesar das suas faces serem triângulos equiláteros. Começa-se então um pentágono, de seguida dois triângulos iguais em duas arestas conseguintes.
- roda-se os triângulos até estes ficarem na sua posição suposta, arestas intersetadas e vértice coincidente.
- criam-se uma circunferência perpendiculares a cada triangulo passando pelo meio da aresta de charneira e o vértice a mexer.
- tendo as duas circunferências, dá-se uma interceção das duas, esse ponto será onde o vértice do triangulo terá de estar
- assim, com o comando ALIGN seleciona-se a face a mexer e os pontos com os respetivos pontos de fim (o vértice do triangulo terá fim na interceção)
- com a face na inclinação correta, consegue-se fazer as outras.
- apaga-se tudo expeto a base e o triangulo face
- com o comando ARRAYCLASSIC seleciona-se a face e o centro de giração no vértice, obtém-se as cinco faces em torno da base pentagonal
- fazendo isto, apenas é necessário repetir o processo de copiar a face em torno do vértice escolhido
- muda-se o plano XY para a parte pretendida (comando UCS) e repete-se até preencher todo o sólido
- com o SHADEMODE personaliza-se a aparência do mesmo
Peão de xadrez
Este objeto foi apenas o início de uma demonstração de processos de desenho para curvas no AutoCAD.
Criam-se vários círculos com diferentes raios e alturas no espaço, de seguida dá-se preenchimento (comando SHADEMODE) não se vê diferença de início, no entanto, com o comando LOFT (comando qu une os círculos através de um "tecido") começando do circulo mais baixo terminando no mais alto, dá-se a forma tridimensional do desenho que os círculos fazem.
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