18.10.2016
construção de um Octaedro- desenha-se a forma base, um quadrado
- desenha-se um triangulo equilátero com aresta coincidente a uma aresta da base
- tenciona-se rodá-lo de modo a ficar inclinado
- usando circunferências de diâmetro coincidente à diagonal do quadrado, encontram-se dois pontos de interseção, um negativo e outro positivo. (muda-se o plano sempre que necessário - comando UCS)
- comando ALIGN para rodar a face, os pontos da charneira mantêm-se no mesmo sítio, apenas o canto restante é mudado para uma das interseções das circunferências.
- faz-se as restantes faces, da parte de cima, por exemplo
- apaga-se tudo exceto a base e a face
- comando ARRAYCLASSIC centro giratório no vértice, 4 faces
- obtém-se uma pirâmide quadrangular
- copia-se ou reflete-se essa pirâmide para a parte de baixo
- copia-se tudo para um lado
- comando ALIGN para indicar o destino de cada ponto da forma copia
- SHADEMODE para dar preenchimento
- 3DORBIT para visualizar melhor o sólido.
com isto obtém-se um Octaedro!
Sem comentários:
Enviar um comentário