terça-feira, 25 de outubro de 2016


18.10.2016

construção de um Octaedro


  1. desenha-se a forma base, um quadrado
  2. desenha-se um triangulo equilátero com aresta coincidente a uma aresta da base
  3. tenciona-se rodá-lo de modo a ficar inclinado
    • usando circunferências de diâmetro coincidente à diagonal do quadrado, encontram-se dois pontos de interseção, um negativo e outro positivo. (muda-se o plano sempre que necessário - comando UCS)
    • comando ALIGN para rodar a face, os pontos da charneira mantêm-se no mesmo sítio, apenas o canto restante é mudado para uma das interseções das circunferências.
  4. faz-se as restantes faces, da parte de cima, por exemplo
    • apaga-se tudo exceto a base e a face
    • comando ARRAYCLASSIC centro giratório no vértice, 4 faces
    • obtém-se uma pirâmide quadrangular
  5. copia-se ou reflete-se essa pirâmide para a parte de baixo
    • copia-se tudo para um lado
    • comando ALIGN para indicar o destino de cada ponto da forma copia
  6. SHADEMODE para dar preenchimento
  7. 3DORBIT para visualizar melhor o sólido.

com isto obtém-se um Octaedro!




Sem comentários:

Enviar um comentário